Saudação à Rainha Imaculada!

By | 8 de fevereiro de 2022

Em 2004, um registro fotográfico inspirou (e ainda inspira) milhões de católicos. Um bombeiro de Roma saudando a Rainha na Coluna da Imaculada Conceição (Colonna della Immacolata), em Roma. Todo ano, os bombeiros da cidade oferecem uma nova coroa de flores à Rainha-Mãe Imaculada.

Ao saudar a Rainha, o bombeiro nos lembra das palavras do Anjo Gabriel: “Ave, Cheia de Graça!”

Em Grego, a expressão é “kecharitomene” (κεχαριτωμενη), que vem de “haritóo” (χαριτόω)*, que significa “cheia de Graça” ou, mais apropriadamente algo como “feita gratificada”.Já que, na verdade, é a forma passiva do particípio perfeito, que denota um evento passado. O anjo deixa claro que Maria já havia recebido a graça perfeita no passado. Ou seja, é um cumprimento do reconhecimento a quem, previamente, foi mantida Imaculada, intocada pelo pecado, através da Graça de Deus.

Não é simplesmente um cumprimento a alguém que receberia uma Graça divina, mas uma saudação a alguém que, pela Graça de Deus, foi feita nova, Imaculada e pronta para receber o Vinho Novo da salvação.

Também é um trocadilho com palavras gregas relacionadas (haíre kecharitómene, de haíro charitóo): “Salve, Cheia de Graça”. “Haíre” (em Koiné, pronunciada “Rére”) vem de “haíro”, que é uma saudação para “alegre-se”. Essa é também uma maneira de cumprir o que o profeta Sofonias disse sobre a “Filha de Sião”: “Alegre-se Filha de Sião […]. O Senhor retirou o julgamento contra você, ele baniu seus inimigos” (Sf 3,14-15).

Esse era o anúncio profétio de que o Rei estava com ela (Sf 3,17) e, com isso, a salvação. Como? No mesmo versículo, o profeta diz: “Ele se alegrará sobre você com satisfação [te saudará com alegria]; Ele te renovará em Seu amor”.

Tudo isso está na saudação do Arcanjo Gabriel, que o Evangelista São Lucas, através do testemunho da Virgem Maria, não deixa de registrar claramente como o cumprimento de tudo o que Deus prometeu. Nada foi inventado. Tudo está na Palavra inspirada de Deus.

Quando saudamos a Rainha, não a estamos idolatrando. Estamos reconhecendo o seu papel na História da Salvação como parte do anúncio da chegada do Redentor. Ela que, para isso, foi preenchida com a Graça de Deus para ser o Tabernáculo vivo que receberia o Pão da Vida (ver meu artigo https://www.papista.com.br/2020/10/13/o-verbo-se-tabernaclisou-parte-2/ ).

Bela foto! Belo gesto! Saudar a Rainha-Mãe Imaculada é repetir o reconhecimento angélico da Graça de Deus dada a ela, a Arca da Nova Aliança, que intercedeu por nós dando à luz o Filho do Homem.

Salve Maria Imaculada! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Em Cristo, entregue à proteção da Virgem Maria,

um Papista

  • *em geral, a expressão é transliterada como “chaíre”, mas eu optei por uma versão mais próxima da pronúncia da expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *